No post de hoje, vou te falar algumas verdades. Algumas delas podem até ser dolorosas, mas todas são verdades incontestáveis e presentes na vida de todo e qualquer ser humano que se diga ser um empreendedor ou empreendedora.
Infelizmente o empreendedorismo nunca foi bem difundido e defendido aqui no nosso país. Pelo contrário, se você for estudar a história do país notará claramente que todos os grandes empreendedores sofreram muito e foram chamados de tiranos capitalistas cruéis desde sempre.
Isso significa diretamente que a nossa cultura foi estabelecida desde a escola por séculos, geração após geração para ver o empreendedorismo como um meio equivocado e ruim de se ganhar a vida, e enxergar o governo como o único salvador da humanidade.
Com essa inversão de papéis, onde os mocinhos são tidos como vilões e os vilões são tidos como mocinhos, nossa sociedade criou o costume de não levar o empreendedorismo à sério.
Olhando para a cultura norte-americana como exemplo, você vê o completo oposto disso. Por lá, casos de sucesso no empreendedorismo sempre foram tidos como o fator de transformação da sociedade, geração de emprego massiva e novas oportunidades.
No fim das contas, expliquei tudo isso para mostrar que se existe uma coisa que você vai precisar enfrentar nesse negócio de querer empreender, é justamente lutar contra a opinião das pessoas ao seu redor.
Isso por que no final das contas elas não tem culpa de pensarem como pensam porque foram criadas para terem o pensamento que tem.
O JOGO ESTÁ FINALMENTE MUDANDO.
Por sorte, na nossa sociedade, ainda com toda essa inversão de valores sobre o que é o empreendedorismo e como ele é visto, existem e existiram alguns que toparam a jornada de enfrentá-la e obtiveram um puta sucesso gigante.
Eles sozinhos, pavimentaram o caminho da contracultura do empreendedorismo e possibilitaram para que uma legião de pessoas começassem a entender o empreendedorismo com novos olhos.
A internet possibilitou que pessoas de sucesso conseguissem mostrar seu trabalho, conhecimentos, opiniões e suas realizações através das redes sociais, fato que inspirou e inspira muita gente a "sair da curva".
Por fim, hoje podemos dizer que vivemos um momento onde as opiniões sobre esse tema começam a divergir na sociedade, e temos mais facilidade de encontrar outros empreendedores que pensam como nós.
MAS INFELIZMENTE NEM TUDO SÃO FLORES.
Esteja ciente que você ainda precisará lutar contra as dificuldades que o sistema irá impor e impõe na sua jornada empreendedora, como por exemplo a burocracia jurídica com documentação, legalização, contadores e etc...
Então além de ainda precisar ver e lidar com algumas pessoas próximas que não te compreendem e te desmotivam, você precisará enfrentar as pedras que não deveriam mais estar no caminho mas são colocadas lá de propósito.
SIGA COM FORÇA E PERSEVERANÇA
Aprender a lidar com a adversidade te fará ser um empreendedor e empreendedora FODA, porque quando há dificuldade, há necessidade de muito mais esforço, e se há necessidade de muito mais esforço, por sua vez há evolução e aprendizado.
Esse tipo de conhecimento é interno e ninguém poderá tirar de você. Aliás, ele irá te fortalecer, fazer suas bases se tornarem inabaláveis e indestrutíveis para seguir crescendo e construindo seu negócio, fazendo com que até mesmo pedras do tamanho de paralelepípedos que possam surgir no seu caminho pareçam meros cascalhos.
Empreender é ter força de lutar contra o mundo para realizar seu sonho. O Brasil é uma terra difícil mas cheia de oportunidades, e quem consegue vencer aqui, tira de letra ter que vencer em qualquer outro lugar da face da terra.
Nos vemos no próximo post, tamo junto!
Comments