E aí pessoal, tudo certo? muita correria aqui na Freela implementando novos processos e organizando o pessoal, quase não tive tempo pra respirar e andei sumido aqui do blog.
Agora consegui organizar a agenda e estaremos juntos toda sexta-feira :P
Bom, como a Freela é um negócio B2B, falo com muitos empresários por esse país e esse fato me fez notar uma coisa...
Imagine, você que possui uma empresa em qualquer segmento, mercado e nicho de atuação está cercado de concorrência direta, indireta e também de novas empresas se tornando ameaças constantes para o seu negócio certo? Ainda mais quando essas empresas atuam no mesmo território que você. É, realmente bem assustador.
O gatilho que eu tenho observado e que falta em muita gente, sempre é o mesmo: INOVAR.
Todo mundo vive em meio a esse "Oceano vermelho repleto de tubarões" (como diriam os escritores do livro "A Estratégia do Oceano Azul" Que aliás, é leitura recomendada por mim em um dos posts que falamos de livros aqui). Bom, voltando ao assunto... É sempre uma luta para o empresário se manter em pé em meio a concorrência devido a falta de INOVAÇÃO, que o dia-a-dia e as inúmeras atividades acabam por nos fazer engavetar os projetos que seriam ótimos para nossos negócios.
Só que o que se perde por ignorar inovações é super maior.
Veja o exemplo de uma empresa que abriu aqui na cidade de Campinas-SP. Esse estabelecimento em questão, INOVOU. Todo o nicho de atuação do ramo de doces sempre foi a mesma coisa. Oferecendo bolos, tortas, cupcakes, cheesecakes, etc da mesma forma, mas este empresário seguiu uma tendência que vemos em fotos no Instagram e a trouxe para um lugar onde não havia chego ainda.
Ele nada menos, elaborou um petit-gateau tunado, feito numa taça bonita e com doces escorrendo pela lateral, cheio de frutas e chocolates de grande nome como Nutella, Kinder, etc.. e sorvetes de palito premium como Magnum enfiados no topo.
Pronto, nasceu o Grand-Gateau, que já existia no caso, mas não em Campinas-SP hahaha.
Acreditem, outras empresas mais antigas na cidade, ajoelharam-se perante o poder de inovação dessa marca em questão, que em menos de 1 ano de funcionamento, precisou expandir pois não dava mais conta de atender no espaço onde começara.
Filas enormes e um horário de funcionamento estranho para uma casa de doces...afinal, que doceria fica aberta de madrugada?
Portas se abriram e agora até hamburgers eles estão introduzindo no menu.Pela cara e pelo berro, logo virará uma franquia nacional.
Legal né?
Ai você vem e diz:
Uma história linda Adamão, mas como eu faço para fazer algo inovador no meu negócio?
Pois é, ai vai a dica de ouro, que pode tornar seu negócio o balão vermelho sob um balãozinho vermelho saindo na frente como na imagem de capa desse post:
ESTUDE SEU MERCADO.
Busque informações e inovações até fora do país se for o caso. veja o que pessoas que possuem empresas no seu nicho estão fazendo e como estão fazendo. Não para copiá-las, mas para entender o que você poderá fazer para INOVAR também.
Este caso que contei, é o caso de uma empresa que criou uma tendência, trazendo algo que existia em outros lugares mas não em uma região específica. E como sabemos, apesar de uma tendência não durar eternamente, ela pode ser a alavanca que você precisa para fazer seu negócio decolar.
Então pense numa forma de fazer algo que ninguém está fazendo ainda, ou que é bem difícil de se encontrar. Combinando isso com uma bela divulgação, você com certeza obterá resultados diferentes.
Bom, é isso aí bichão.
Até semana que vem
:D
Комментарии