top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Sistema 5s

Fala galerinha !


Como combinamos, hoje falaremos do 5s !


O 5s é uma ferramenta de melhoria contínua que assim como o Kaizen que explicamos no último post, foi desenvolvida no Japão, para organizar e otimizar indústrias. Porém, as possibilidades dessa ferramentas são tão generalizáveis que se é possível aplicar até mesmo no seu cotidiano.


O 5s é composto por 5 diretrizes, e são elas:

• Seiri → Senso de Utilização

• Seiton → Senso de Organização

• Seiso → Senso de Limpeza

• Seiketsu → Senso de Padronização

• Shitstuke → Senso de Disciplina

• Seiri → Senso de Utilização


Dentro da diretriz Seiri, deverá ser analisada a utilização dos recursos, descartando o que não for útil, sejam recursos materiais ou processuais. Nessa parte do sistema, deverão ser observados vários aspectos e itens, tais como por exemplo:


→ Materiais

→ Ferramentas

→ Peças de Reposição

→ Documentos

→ Informativos


Se eliminará tudo o que não tiver utilidade e se organizará tudo o que tiver fora do lugar. A pergunta que vai te auxiliar a resolver com facilidade o que serve e o que não serve é: "Nós precisamos mesmo disso?"


• Seiton → Senso de Organização


Em Seiton, será organizado tudo o que estiver fora dos padrões e em locais determinados para que facilite o acesso e que fique distribuido de forma funcional pelo espaço total. Isso vale para algo como uma simples lixeira, até a iluminação do local.


Tudo o que for usado com frequência deve estar ao alcance das mãos, e a frase que te auxiliará na organização é: "Tudo o que não estiver catalogado, não está organizado".


• Seiso → Senso de Limpeza


Com Seiso, será vista a limpeza do local de trabalho geral e também o senso de limpeza de cada um dos funcionários, desde o topo da hierarquia, até a parte mais baixa. Nesse processo, todos precisam pensar da mesma forma, e ficarem alinhados para que pratiquem a manutenção da limpeza. Afinal, um lugar limpo flui melhor e passa boa impressão.


Seiso não trata-se só de limpeza, assim como os outros S, esse não é diferente e deve ser encarado como uma filosofia desde o início de sua aplicação. É necessário questionar alguns pontos, e são eles:


→ Quanta limpeza é necessária para garantir a segurança dos trabalhadores de forma a facilitar o uso e a manutenção dos equipamentos?

→ Quanto de limpeza é necessária para elevar e manter a qualidade de vida no trabalho?

→ Como a limpeza contribui para melhorar a qualidade do produto/serviço ?

→ Ao limpar, é notado algum problema na manutenção que deverá ser abordado?

Nesse processo é bem útil tirar uma foto do local já limpo e organizado e emoldurar, deixando num ponto fixo e visível para toda equipe, de forma que eles vejam qual é o padrão de limpeza que deve ser seguido.


• Seiketsu → Senso de Padronização


Em seiketsu, após ter passado pelas outras 3 etapas com sucesso, será necessário tornar padronizado o novo modelo de comportamento adotado, de forma a torná-lo comum na cultura da empresa geral. Para tanto, deverão ser distribuídas funções de cada um dos S vistos até agora entre os funcionários, e um dia da semana em que todos cooperarão uns com os outros realizando todos os processos, tornando o 5s um sistema contínuo.


• Shitsuke → Senso de Disciplina

O objetivo de Shitsuke é analisar de forma geral para ver se todos estão seguindo os novos padrões para que se possa garantir a manutenção do 5s dentro da empresa, cuidando e auxiliando todos.


O 5s é interessantíssimo né?


Uma simples ferramenta capaz de otimizar seu negócio de forma nunca vista antes. Os benefícios da aplicação do sistema 5s são:


→ Maior segurança no desenvolvimento das atividades

→ Melhoria do ambiente de trabalho

→ Redução de falhas humanas

→ Facilitação para identificar problemas

→ Redução no desperdício de tempo para encontrar coisas

→ Aumento de confiança e trabalho em equipe


Espero que tenham gostado!


Na próxima semana falaremos do próximo sistema, o Kanban

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page