Fala galera, beleza?
Mais um post no blog, como fazemos de costume.
Dessa vez, iremos falar sobre a importância da identificação do seu potencial cliente.
Então vamos lá...
Como já disse o cartunista Hugh Macleod ¨Há 7 bilhões de pessoas no mundo. 99.99% delas preferiria não lhe dar dinheiro algum¨.
Se você for parar para pensar, você está equivocadíssimo em pensar que qualquer pessoa pode ser seu cliente e querer oferecer o que você vende para todo mundo de forma aleatória.
Você pode pensar que seu negócio é maravilhoso e o que você oferece é algo extremamente genial como as lâminas de barbear da Gillette, mas infelizmente a sua oferta não é adequada para qualquer público. a maioria das pessoas não estão nem aí com as marcas que nós empreendedores criamos e tampouco com os produtos ou serviços que vendemos.
É uma dura realidade, infelizmente.
Por sorte você não tem que tentar ficar tentando empurrar seu serviço ou produto para todo mundo. Você deve usar o Marketing a seu favor para chamar a atenção de pessoas que realmente se importam e querem o que você oferece, então, no meio da multidão, você começará a ver que pessoas se interessam.
Para isso você deve fazer o mesmo marketing que as grandes empresas fazem. Elas simplesmente usam a cabeça e não metralham todo mundo de uma vez, aleatoriamente.
Um exemplo breve e erradíssimo que usaremos para ter uma melhor ideia do assunto, é imaginarmos uma marca como a Rolex (fabricante de relógios para público classe A), fazendo promoções ou indo além, entregando panfletos no centro da cidade.
NADA A VER NÉ?
Então saiba identificar seu COMPRADOR POTENCIAL. Eles são as pessoas certas para consumirem o que você está oferecendo. Voltando no exemplo da Rolex, dessa vez, esclarecendo como a Rolex direciona seu marketing corretamente.
Pensemos: Quem é o comprador potencial ?
- Homens e Mulheres com mais de 40 anos de idade, com poder aquisitivo elevado, que trabalham como executivos de empresas ou são proprietários delas. Eles gostam de navegação e aviação e frequentam eventos e locais que a alta sociedade frequenta.
Bom, então esse é o público-alvo. Agora, vamos destrinchar essas informações para obtermos mais dados de como atingir o público...
Foi estudado que homens e mulheres acima de 40 anos de idade gostam da marca... agora temos que pensar o que homens e mulheres acima de 40 fazem, lembrando que eles tem um poder aquisitivo elevado.
Bom, eles gostam de aviação e navegação, se podem desembolsar R$150,000 em um Rolex Yachtmaster II significa que com certeza eles devem ter uma embarcação própria (dado que o modelo Yachtmaster II é um relógio desenvolvido para pessoas que gostam ou praticam navegação).
Outro ponto interessante é que eles são altos executivos ou proprietários de empresas. Isso significa que eles leem revistas de negócios e assistem canais de tv com conteúdo informativo como Fox News, Bloomberg, Discovery Channel, etc...
Por terem barcos e aviões provavelmente frequentam eventos referentes a isso... Esses eventos são: Rio Boat Show (igual ao salão do automóvel, só que de barcos) e o International Brazil Air Show (mesma coisa só que de aviões)... Também leem revistas de náutica e aviação e seguem páginas no instagram e facebook com esse conteúdo.
Pronto, eis um público montado e destrinchado, pronto para receber diversas estratégias de marketing.
O que fazer com um público montado?
Seguiremos usando o exemplo da Rolex para te ajudar a entender da melhor forma...
- Podemos fazer anúncios do Rolex Yachtmaster II em revistas de náutica e em páginas desse assunto no Instagram e Facebook.
- Podemos fazer anúncios do Rolex GMT Master II em revistas de aviação e em páginas desse assunto no Instagram e Facebook
- Podemos montar um Stand no Rio Boat Show e no IBAS para divulgar nossa marca e mostrar os produtos
- Podemos colocar comerciais de tv em canais de notícias como Bloomberg, Fox News e em canais como o Discovery, etc...
Então eis algumas das diversas estratégias possíveis.
Se você focar no tipo de pessoa que potencialmente consome de você e formular um público específico como o exemplo que seguimos aqui, você poderá adotar estratégias que funcionarão, aumentando sua conversão em clientes.
Lembrando que o Marketing não foi feito para te fazer vender, foi feito para fazer você poder mostrar que existe para que então possa realizar vendas. Um marketing eficaz funciona assim.
Outra coisa é que dificilmente você obterá os melhores resultados de cara, portanto precisará mensurar e afinar esse ¨instrumento¨ antes de poder de fato sentir o melhor que ele pode oferecer.
Primeiramente você vai criar um público com base no público que você já vendeu, se possível, entreviste esse pessoal para estabelecer dados mais precisos. Agora, no caso de você não ter seu negócio ainda vendendo (início de empresa), você pode fazer pesquisas com diversas pessoas de diversas faixas etárias para saber seus gostos e ver se comprariam de você, só daí, você poderá montar um público decente.
PS: CUIDADO COM CHUTÔMETRO. NÃO ROLA.
Depois, faça testes. analise o que funcionou para otimizar e descarte o que não funcionou.
No longo prazo, os resultados serão ótimos e você terá seu público montado e afinado.
Um grande erro que estou cansado de ver atendendo clientes por todo o país é: TODO MUNDO QUER RETORNO EM CLIENTE IMEDIATAMENTE.
Acontece que EU TAMBÉM QUERO. Então se você pensou que ia investir em marketing hoje e rachar de vender amanhã está enganado. Este é um investimento que leva tempo como você já deve ter percebido.
Então é isso. Espero que esse conteúdo lhe ajude a montar seu público e atingir as pessoas corretas.
Esse fim de semana tem vídeo no canal falando desse tema.
Se inscreve lá, o link está aqui no rodapé do site.
Abraço é até a próxima !
FUUUI
Comments