Fala meus queridos, belê?
Estamos de volta aqui para mais um post, e hoje vou te falar sobre os 3 erros mais prejudiciais que podem fazer seu negócio deixar de crescer, ou pior, ir à falência.
Enquanto empreendedores, somos obrigados a dedicar tempo e esforços para gerenciar nossos negócios corretamente.
O que ocorre é que você pode não perceber que está fazendo CAGADAS porque pode estar preso numa visão micro do negócio, como por exemplo, preocupado em pagar contas, gerenciar a equipe, conversar com fornecedores e outras tarefas que eu chamo de "braçais".
Inclusive, se você ainda não viu meu vídeo falando sobre "A Solução Para Os Seus Problemas - Quando Trabalhar Menos é a Melhor Solução", assista agora clicando AQUI.
A verdade é que o correto seria adotar uma visão macro do negócio, que vai te fazer perceber os 360º das tarefas e das vertentes do seu negócio com muito mais precisão, assim você saberá para onde deve ir, e como deve proceder para não cometer os 3 erros mais perigosos que um empreendedor pode cometer.
Preste a atenção nos erros e veja se você está cometendo, e se a resposta for sim, anote a resposta para saber como proceder.
• Erro 1 - NÃO FOCAR NAS VENDAS
Você não pode, de jeito nenhum, deixar de focar nas vendas do seu negócio, porque como eu já venho falando aqui desde sempre "as vendas são o motor do negócio".
É com as vendas que você irá conseguir recursos financeiros para estruturar e conseguir crescer, contratando equipes, investindo em marketing, equipamentos e tudo mais.
Portanto, dedique boa parte da sua agenda para ir em busca de novos clientes, e não deixe de estudar sobre vendas para saber como fazer um follow up de vendas, aquecer leads, abordar e converter.
• Erro 2 - NÃO INVESTIR NO NEGÓCIO
Não adianta nada você vender horrores se não coloca um centavo de volta no seu próprio negócio.
A primeira coisa que você precisa entender é que você não pode se ver como o dono do seu negócio, o cara que faz o que quer e quando quer. Veja a si mesmo como um funcionário e sua empresa como um organismo independente.
Invista a maior parte dos lucros na estrutura, principalmente em pessoas para formular equipes e tirar o trabalho braçal das suas costas.
• Erro 3 - DESPERDIÇAR RECURSOS
E quando eu falo "recursos" me refiro à dinheiro também.
Não é só porque você está ganhando dinheiro e vendendo bem que você vai ficar aumentando o custo fixo com coisas desnecessárias ou maiores do que você realmente precisa. Fazendo coisas como dando descontos, brindes, adicionais e etc, para parentes, amigos e clientes à torto e direito.
Manter o foco em fazer um caixa sólido é preciso e se você picotar tudo o que ganha com as coisas que você diz que "precisa muito fazer", seu crescimento não vai acontecer nunca.
Gastar dinheiro com sabedoria é tão importante quanto ganhá-lo, então use de ferramentas como a Matriz de Eisenhower e tabelas de excel para trazer sabedoria para seu controle financeiro.
Espero que esse post tenha te ajudado e que você aplique o que aprendeu aqui caso esteja cometendo algum desses erros.
Nos vemos no próximo post, TAMO JUNTO.
Comments