Fala meus queridos, como vocês estão?
Por aqui está tudo excelente!
No post de hoje, quero lhes explicar que existem 2 tipos de inteligência que você precisa dominar para se dar bem na vida.
Uma pessoa que se conhece bem terá facilidade em se gerenciar da melhor forma para controlar e lidar com suas emoções e problemas que podem e irão surgir.
Por outro lado, uma pessoa que sabe lidar com outras pessoas também terá facilidade para conviver, gerenciando os inúmeros relacionamentos que temos ao longo da nossa vida com outras pessoas.
Aquele que dominar a inteligência intrapessoal, saberá como agir consigo mesmo da forma mais eficiente e eficaz, se blindando e se tornando alguém extremamente evoluído em diversos aspectos. O que acaba possibilitando por exemplo, que se saiba exatamente o que deve fazer e como deve se portar para evitar ou sair de um problema psicológico que venha a surgir.
Já dominando a inteligência interpessoal, o indivíduo se torna um sábio das relações e com isso, consegue entender as pessoas e coordenar os relacionamentos que possuí como um líder, evitando conflitos, ensinando as pessoas a evoluírem e sendo aquele cara que todo mundo adora e que entende bem as pessoas à sua volta.
Para começar a trabalhar nisso, é preciso que você entenda como o cérebro humano funciona.
Ao estudarmos nossa mente, precisamos retroceder à época dos nossos antepassados, ainda quando morávamos em cavernas.
Nosso cérebro desenvolveu-se muito nessa época, adicionando componentes essenciais para nossa sobrevivência e que colaboraram diretamente com a perpetuidade da nossa espécie até os dias atuais.
Entender a função de partes do cérebro humano, como por exemplo o córtex pré-frontal, neocortéx, amígdalas, celebelo e etc, irá permitir que você saiba quando está agindo por impulso ou até mesmo quando tenderá a fazê-lo, o que por sua vez, permitirá que você evite, previna e aprenda a ter mais autocontrole.
Esse tipo de conhecimento ajuda seu desenvolvimento intelectual mas ao mesmo tempo, te faz compreender porque as pessoas agem como agem, e porque você mesmo age como age em determinadas situações.
Para ter capacidade de interpretar o ambiente que o cerca devidamente, antes é preciso dar três voltas dentro da própria casa, como já disse Confúcio.
Eu recomendo fortemente o livro do PhD Daniel Goleman, chamado "Inteligência Emocional". Nesse livro, você irá ter a chance de aprender tudo isso e muito mais, ao passo que também descobre o que diabos é a inteligência emocional e como ela é importante para nós.
Você pode baixar esse livro gratuitamente participando do meu canal no Telegram.
Aliás, se você não está conosco lá, está perdendo vários insights e um conteúdo rico em materiais que eu disponibilizo com certa frequência.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.
Nos vemos no próximo post.
TAMO JUNTO.
Commentaires