Fala galera, beleza?
No post de hoje eu vou te explicar o que é Dropshipping, então sem mais delongas, bora pro conteúdo.
Dropshipping significa "derrubar a carga/envio" é um termo muito usado ultimamente para descrever uma categoria de negócios, ou mais especificamente dizendo, um subnicho dentro do nicho de e-commerce.
Meu primeiro negócio lá em 2010 era puro dropshipping - ou drop para os mais chegados - então, acho que eu deva ter sido uma das primeiras pessoas do Brasil a usar essa modalidade empreendendo no e-commerce, e isso certamente me dá propriedade pra explicar essa bagaça para vocês.
O Drop foi criado na década de 50 pelo engenhoso grande empreendedor Richard Sears, fundador da Sears, uma das maiores lojas de departamentos dos EUA.
Ele criou essa modalidade para que fosse possível realizar vendas apenas utilizando um catálogo, sem a necessidade de expor ou ter o produto em mãos (algo parecido com o que empresas como a Avon faziam usando seus vendedores aqui no Brasil).
O modelo atual do dropshipping é baseado em "digitalizar" essa forma de vendas, adaptando para a modernidade usando a internet.
Esse ponto de virada, ou melhor, essa sacada se originou na gigante AliExpress, empresa do nosso querido empreendedor Jack Ma, que foi a primeira a introduzir esse formato no digital ainda lá em 2006.
O drop consiste em você criar um e-commerce (vulgo loja digital), para expor produtos que você não possui em estoque físico.
"Mas oloco Adamão, isso tá me cheirando a golpe"
Calma que não tem nada de errado com esse modelo de negócios. Ele é extremamente funcional, legal e escalável, contanto que você saiba como proceder, porque do contrário, pode dar a maior merda realmente.
Pra começar no drop você deve entender que a coisa mais importante de todas está no fato de que é preciso ter BONS FORNECEDORES, e que de preferência tenham experiência em fornecer para dropshipping. Dessa forma você garante que não irá ter problemas - porque a maioria deles surgem exatamente nesse ponto do negócio.
Fora isso, é necessário criar um e-commerce, e para isso é possível utilizar uma das milhares de opções disponíveis no mercado hoje.
Na época em que eu fiz dropshipping, precisei de programadores para criar o site do zero e implementar uma loja. Custou uma fortuna e demorou meses e meses.
Hoje você consegue montar uma loja usando um Shopify, Nuvemshop ou até mesmo plataformas como Wix ou Wordpress em papo de 2-3 horas ou menos hahaha.
Então pra resumir, dropshipping nada mais, nada menos é do que uma modalidade de negócio dentro de e-commerce, que permite que você venda produtos sem precisar ter um estoque, toda a burocracia e custo de uma operação que seria necessária para montar uma loja online no modelo convencional.
Espero que tenham gostado desse post e que ele tenha te ajudado a entender melhor sobre o tema.
TAMO JUNTO é até a próxima.
Comments