Fala galera ! Belezeira?
Hoje nós iremos falar um pouco sobre MARKETING e VENDAS.
Esses dois temas que são muito interligados e os empresários e empreendedores costumam confundir muito.
Lembrando que esse conteúdo também terá uma versão em vídeo no nosso canal do YouTube. Lá abordamos semanalmente o mesmo tema da semana, de forma mais dinâmica. Leia aqui e corra pra lá para se tornar um mestre no assunto !
hahaha
Ah, e não esqueça de se inscrever...
Bom, merchan feito, vamos para o assunto...
Como eu havia dito, muita gente confunde Marketing com Vendas e isso pode ser um problemasso, porque no longo prazo te enche de frustrações e dependendo você até pensa em fechar as portas e largar tudo.
Então, para não se desesperar e pular mais esse obstáculo, nada melhor que entender de tudo um pouco acerca dessas duas vertentes que são importantíssimas dentro de qualquer negócio.
Abaixo, vou explicar sobre elas, e daí, vamos entender de forma mais específica o que é o que, para que serve e quando devemos usar. Em suma, vamos meio que aplicar a ferramenta 5W2H para entrar de cabeça e dominar o assunto. Se você não faz ideia que ferramenta é essa, um ponto negativo para você.
Clica aqui e descubra meu filho → AQUI
Vamos lá...
MARKETING → O marketing, nada mais é do que uma forma de mostrar para as pessoas o que você oferece de forma a gerar interesse e engajar o consumidor, utilizando técnicas e criando campanhas de curta, média ou longa duração que vão te auxiliar a solidificar e construir sua marca.
Em outras palavras, ele serve para mostrar para as pessoas que seu negócio existe. Em alguns casos, onde seu produto é algo feito por você, por ex: um lanche específico do menu do seu food truck (que eu dificilmente irei encontrar em outro lugar), o marketing servirá muito bem, para te ajudar a torná-lo o carro chefe, destacando-o ao passo que destaca seu food truck.
VENDAS → As vendas por outro lado são o motor de qualquer negócio. É tão simples...
Se você vende o que criou, você lucra, se você lucrar, você tem potencial de crescimento. Basta usar a cabeça e não deixar os ganhos afetarem sua visão de longo prazo para o seu negócio. Ou seja.. Basta não entrar na primeira concessionária e comprar um audi a5 para ostentar para os amigos.
Então as equações são simples, veja:
vender = sucesso
não vender = fracasso
E ainda pior é o famoso vender e picar a grana ao invés de reinvestir para crescer = fracasso absoluto eterno.
Em qual você irá apostar?
Agora que entendemos o que são estas duas maravilhas, vamos entender como podem ser aplicadas para gerar resultados no longo prazo de qualquer negócio...
MARKETING → Você pode aplicar o marketing de diversas formas. Desenvolvendo marketing de conteúdo nas suas redes sociais ou outros meios que você utiliza/pode utilizar para obter contato com seus clientes e consumidores potenciais.
VENDAS → Você pode utilizar 2 canais de vendas principais e suas subcategorias para conseguir vendas. Eu costumo incentivar a venda ativa sempre, independente do negócio. Isso significa que você deve ir atrás do seu cliente ao invés de esperá-lo vir até você. Utilize a forma de venda receptiva também, mas como sendo complementar.
Certo. Agora iremos ver quando você deve aplicar ambos para obter o melhor desempenho possível.
MARKETING → Você com certeza já ouviu falar o ditado "A propaganda é a alma do negócio" certo? Então, não muito diferente é o marketing. Ele deve ser aplicado desde o início do negócio e em alguns casos, deve ser aplicado até mesmo antes do lançamento do negócio. O intuito é gerar expectativa para instigar as pessoas e fazê-las quererem saber mais. Para isso, você pode criar uma ou mais campanhas.
Nunca se esqueça que o marketing deve ser aplicado de forma contínua. Ele deve fazer parte da sua lista de investimentos fixos. Dessa forma você poderá explorar diversas maneiras de mostrar sua marca e mantê-la presente nas mentes e corações das pessoas.
VENDAS → Dependendo do negócio, você pode vender antes mesmo de ter o negócio funcionando também. Mas seguindo o modelo convencional, você pode começar a vender assim que a estrutura de entrega de valor (produção, reprodução, estoque, timing) estiver pronta. Isso significa que você pode e DEVE iniciar as vendas assim que tudo o que se referir a venda estiver ok.
Então,você não necessariamente precisará ter a empresa funcionando perfeitamente em todos os segmentos que a compõe para poder vender. Lembre que o coração e o motor de todo negócio são as vendas.
Agora você tem mais informações sobre o marketing e vendas e ainda resta saber como diferenciá-los na aplicação.
É simples amigo.
Muita gente pensa que o investimento em marketing lhe trará retornos absurdos em vendas no curto prazo. Saiba, que infelizmente ISSO NÃO VAI ACONTECER.
Imagine comigo. A Coca-Cola Company investe mais de 4bi USD por ano em marketing e não é para vender mais bebidas docinhas e gaseificadas.
Quando você assiste a um comercial maravilhoso com orquestra do urso 3D tomando uma Coca-Colasuada de tão geladinha, dando aqueles goles que faz até barulho, você com certeza saliva mas não levanta do sofá, vai até a primeira mercearia, bar, ou etc... e compra uma, compra?
Com certeza não.
Aliás a % de pessoas que agem imediatamente é minúscula e a Coca-Colasabe disso.
Daí vem você e me faz aquela pergunta de sempre..
Pô mais então porque ela gasta essa grana então?
É PARA SE MANTER NAS MENTES E CORAÇÕES DAS PESSOAS.
A venda é CONSEQUÊNCIA.
Acredite ou não, ela plantou uma sementinha na sua cabecinha quando você viu o comercial. Muito bem elaborado e cheio de técnicas de marketing, funcionou tanto que até te fez salivar né?
Pois é. Agora já era meu filho.
Pode ser que não hoje, nem amanhã ou nem daqui 1 mês após ter visto o comercial, mas mais cedo ou mais tarde, você estará num bar, restaurante, ou andando num sol de 12:00 e vai pensar em tomar algo. Adivinha o que você vai lembrar na hora?
Então tá.
E aí, funcionou ? hahahaha
Se você quer resultado a curto prazo, busque canais de VENDAS.Monte uma equipe de vendas e caia matando no público. Monte um call center cheio de mesas e vá atrás de vendas. Esse é o único jeito de obter bons resultados a curto prazo.
O marketing funciona a longo prazo, como viu claramente aí acima no exemplo da Coca.
Espero que esse post tenha lhe ajudado a saber o que é o que e muito mais. Que você tenha novas ideias para campanhas de marketing e mais ideias para vender seu produto ou serviço.
Lembre-se
MARKETING NÃO VENDE, PUBLICIDADE NÃO VENDE, PROPAGANDA NÃO VENDE. ELA TE FAZ VENDER E ISSO É BEM DIFERENTE.
Até a próxima galera !
Fui.
Comments