top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Greve dos Caminhoneiros no Brasil

Fala galera, beleza?


Hoje vamos quebrar o protocolo, vamos sair um pouco da parte técnica voltada para gestão e falar da tão comentada greve dos caminhoneiros e seu impacto.


Nos últimos dias, uma greve se iniciou. Os caminhoneiros do país resolveram se manifestar para mostrar sua indignação e lutar nas ruas contra o aumento do combustível.


O que acontece é que uma grande parte do preço dos combustíveis do nosso país, ou melhor, a maior parte, é composta por impostos. Inclusive, um dos preços de combustível mais caros do mundo é o brasileiro. Veja abaixo, a comparação da composição da precificação do nosso combustível com o dos americanos, só para ter ideia...




Isso acontece, mas não só com o combustível, infelizmente, porque nosso governo despeja impostos abusivos e de tudo que é espécie sobre tudo o que se consome aqui. Uma forma de arrecadar fundos para se manter o país. Este, que por sua vez é extremamente mal gerido.


Infelizmente nosso país é mal gerido, o custo operacional é extremamente elevado e desnecessário. Uma máquina burocrática e dispendiosa, que desperdiça recursos, jogando-os ao vento e proporcionando poderes, cargos e funções, para pessoas nada capacitadas em nenhuma das áreas as quais são designadas. Só aí, já moram centenas de erros, que em cadeia prejudicam nosso país de forma catastrófica. Um pesadelo para qualquer empreendedor do planeta.


Logo o Brasil, um país extremamente rico em inúmeros recursos, com capacidade para ser a nação mais poderosa do mundo, na frente dos EUA, China, Alemanha, etc... vai vendo...


Esse modelo errôneo de se solucionar problemas, apenas através de impostos, só causam mais problemas. Quem conhece a história do Brasil (a verdadeira, não aquela baboseira que a escola te ensinou), e a história de países como os Estados Unidos, vê claramente que para se tornar uma potência, não é preciso um bicho de 7 cabeças. É um simples fato de se gerir um bem que se tem, da melhor forma possível, otimizando recursos e arrecadando/gerenciando as finanças de forma correta e justa para com a população.


Todos somos esperançosos, como bons brasileiros, a crer que um dia ou que logo mais, as coisas melhorarão. Mas, não é tão fácil fazer quanto é fácil imaginar e falar. O buraco é bem mais em baixo, porque se trata de uma questão de evolução, que não se tem atalho, que se galga aos poucos sem meter pés pelas mãos, para que não se torne essa verdadeira putaria que vemos todos os dias.


O Brasil é uma terra jovem, por incrível que pareça. Fundada por pessoas com um comportamento errado desde sempre só pra começar. Uma cultura onde se fazer saques, sem efetuar depósitos já faz parte de nós há muito tempo e é claramente visível em nossa sociedade.


Por falta de instrução de nossos cidadãos, uma série de erros se repetem, de novo e de novo.


Veja essa questão da greve dos caminhoneiros, Olhe quão parado o país está por conta da dependência do sistema viário de transporte de cargas. Por si só, este é um PROBLEMASSO.


Impostos altíssimos sobre os combustíveis em questão, ocorrem por que dependemos muito dele. O governo vê essa dependência e faz o que quer, por que aqui é assim que a banda toca e se não gostou, um abraço. Somos obrigados a ¨Dormir no Barulho¨.


Agora acredite no que vou dizer, vai parecer utopia mas não é, e aí vai:


A solução era simples, muito simples.


Por 3 vezes, grandes empreendedores tentaram implementar a solução. Uma vez, no final do império português, outra durante a ¨Democracia¨ e a última mais recentemente. Todas as vezes, a mesma solução, empreendedores visionários, e burocracias triviais, implementadas para atrasar propositalmente.


Antes de falarmos dessa solução, vamos voltar aos primórdios...


Uma nação, principalmente uma grande como a nossa, precisa de um sistema logístico funcional certo? E quando observamos os países mais desenvolvidos do mundo, só vemos o sistema logístico mais eficiente da história da humanidade. Acredite, esse sistema existe não é de hoje, e ele faz parte da evolução, do que é preciso para um país crescer e prosperar.


Esse é o sistema FERROVIÁRIO.


Partamos então para as 3 vezes em que grandes empreendedores, tentaram implementar ferrovias pelo Brasil. A primeira delas ocorreu faz muito tempo. Nosso ilustríssimo primeiro empreendedor do Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o famoso Barão de Mauá (em breve, farei um post só sobre esse mestre), vislumbrou desenvolver aqui o que os EUA e Europa estavam desenvolvendo... O sistema de ferrovias.


Na época, Dom Pedro II ainda estava no poder, e para não alongarmos muito a história, vamos resumir dizendo que ele foi uma baita pedra no sapato do Barão de Mauá.


Mais tarde, uma segunda tentativa, dessa vez do grande empreendedor americano que via o Brasil como uma terra nova, cheia de possibilidades, enquanto todos os demais estrangeiros, viam como uma floresta cheia de Índios e zero civilização moderna. Este foi Percival Farquhar, um empreendedor visionário, que tentou e, com um médio sucesso (como o Barão de Mauá), implementou algumas ferrovias no Brasil, até que o governo começou a ser uma pedra no sapato também.


Muito depois, muito mesmo, surgiu o grande e conhecido empresário, seu nome era Olacyr Francisco de Moraes. Ele fez fortuna com a soja e de repente, pensou o mesmo que Irineu e Percival... Pensou que essa era a solução mais clara da vida, e que precisava ser aplicada. Mais uma vez, o governo e sua gestão péssima, atrapalhou inúmeras vezes.


Claro que esse post não foi afundo, explicando detalhes e citando pontos específicos da história. Porém, o que quis mostrar aqui foi uma visão holística dentro de apenas 1 dos inúmeros temas, os quais nosso país poderia ser, já a muito tempo, superior.


Deixo claro que outros temas são extremamente importantes, como por exemplo: Educação, Saúde, etc...


Então, enquanto empreendedores que somos, devemos estudar e conhecer, não só sobre temas relacionados a gestão de empresas e capacidades, mas também, sobre nossa história e observarmos as deficiências de nosso país. Dessa forma, podemos ajudar a criar, através da iniciativa privada, soluções para o desenvolvimento do Brasil como um todo.


Espero que esse post tenha lhes passado mais conhecimento e que tenha aguçado sua mente para que busque saber mais sobre.


Até sexta que vem pessoal.


Vamos que vamos.

:D

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page