top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Empreendedor x Empresário - Qual é seu perfil ?

Olá galera, beleza?


Começando a semana com um tema muito questionável, então bora dar uma analisada...


Qualquer pessoa que deseja ter um negócio próprio pode se tornar um empresário. Basta ter vontade de criar um negócio que ofereça valor para as pessoas. Isso significa que tanto o empresário como o empreendedor possuem o mesmo perfil, que aqui denominaremos de perfil base.


O perfil base é o alicerce de quem quer ser seu próprio patrão.


Já o perfil do empreendedor, é outros 500. Ele deseja criar algo de valor para suprir as necessidades da humanidade, deixar sua marca. Ele precisa e passa sua vida tentando se for preciso. Em sua natureza, ele possui um perfil desbravador. Ao contrário do empresário, ele não se acomoda e não está lá pelo lucro no final do mês. o dinheiro, tempo e todos os demais requintes de ser dono do próprio negócio estão em segundo plano. O empreendedor não se incomoda em trabalhar de fim de semana, ele se sente como se não houvesse tempo para realizar o que deseja, o que precisa ser realizado.


Muitas noites sem dormir, procurando uma forma de desenvolver seus planos, cada obstáculo entendido como aprendizado independentemente do tamanho da dor que foi causada.


Enquanto o empresário tem a pretensão de sobreviver legal, o empreendedor se arrisca com a maluca ideia de querer mudar o mundo.


Esse brilho no olhar faz a diferença. O desejo de se arriscar, custando o que custar o faz muitas vezes ser chamado de louco.


Parentes e amigos o criticam, mas como já disse Kerouac:


"Enquanto alguns os vêm como loucos, nós os vemos como geniais..."

E para finalizar o raciocínio deixo vocês com o texto de Jack Kerouac completo, que dirá muito mais do que eu disse tentando traçar os perfis desse post.


" Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêm as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêm como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o fazem.”

Se você se identifica com o perfil empreendedor e se arrepia só de pensar...


Acredite, você faz parte do clã empreendedor.


Seja bem vindo

e até a próxima :D

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page