top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Dinheiro Traz Felicidade?

Fala meus queridos, tudo bem?


No post de hoje, vamos oxigenar o pensamento para resolvermos esse dilema que aflige a humanidade. Afinal, dinheiro traz ou não felicidade?


Esse tipo de dilema gera muita discussão e nenhuma conclusão, simplesmente porque as pessoas buscam uma resposta unânime para tudo na vida.


Porém às vezes não existe uma resposta unânime.


As discussões sobre coisas como "é biscoito ou bolacha?" se encaixam perfeitamente no raciocínio que iremos desenvolver juntos aqui neste post.


É sabido que na vida tudo é equilíbrio, e que tudo o que é demasiado faz mal.


O mesmo ocorre com a riqueza.

Não que seja ruim ter dinheiro demais, mas que a falta de equilíbrio - muitas vezes mental - para lidar com ele, pode desencadear uma sequência catastrófica na vida de uma pessoa.


A questão é que o dinheiro não compra a felicidade propriamente dita. Ele compra picos de felicidade e isso é outra coisa.


Por meio dos bens materiais que você pode adquirir com ele, você pode trazer picos de felicidades para sua vida.


Você pode querer comprar um iate, uma mansão e carros de luxo por exemplo. Isso certamente irá te fazer muito feliz.


Outra coisa que o dinheiro pode comprar para trazer picos de felicidade são experiências. Por exemplo, experiências gastronômicas como ir jantar num restaurante 3 estrelas Michelin, ou fazer uma viagem para o exterior.


Por outro lado, às vezes, só de se ter o dinheiro disponível na conta já seria motivo de felicidade para muita gente.


Abrir o app do seu Nubank e ver que tem lá 10.000.000 de reais disponíveis para gastar.

Pô, fala sério, quem não ficaria feliz de saber que pode comprar o que quiser?


Mas devemos frizar que picos de felicidade são finitos e não infinitos, e nós temos que seguir alimentando-os caso quisermos continuar tendo mais picos.


A felicidade genuína não pode ser adquirida com dinheiro infelizmente. Essa felicidade é rara porque é única e pode ser providenciada com momentos únicos como por exemplo o nascimento de um filho, um abraço e um beijo de alguém que você ama, o sentimento de amor que você dá e recebe de alguém, e por aí vai.


Muitas pessoas com muito dinheiro são infelizes e falam que o dinheiro não traz felicidade e elas estão cobertas de razão.


Afinal, o dinheiro traz a possibilidade de compra de picos de felicidade finitos e com isso, muita gente falsa e tranqueira quer colar na sua bota. Ao mesmo tempo, vemos que os ricos não têm muitos amigos, e é justamente pelo mesmo motivo.


No final do dia dinheiro não trouxe felicidade e o castelo de cartas magnífico que você pintou a vida toda achando que o dinheiro iria trazer, simplesmente foi ao chão.


Se imagine na situação de quem possuí muita grana. Perceba que o dinheiro traz uma paz financeira ao mesmo tempo que pode trazer um caos na gestão. Afinal, temer perder dinheiro é o mal de muitos ricos e por isso eles perdem saúde trabalhando como escravos.


Percebe como tudo é equilíbrio?

Existem milhares de variantes e é por isso que muitos pobres dizem que ter dinheiro é a solução da felicidade, enquanto vemos outros pobres dizerem que não, enquanto ao mesmo tempo vemos ricos dizerem que dinheiro traz felicidade sim, ao mesmo tempo que outros ricos dizem que não traz.


Então espero que esse papo tenha te ajudado a perceber e entender o dinheiro como ponte para compra de materiais que nós mesmos imputamos os valores para gerar picos de alegria e felicidade em nossos corações.


E NADA MAIS.


Nos vemos no próximo post.

TAMO JUNTO.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page