top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Cuidado Para Não Falir

Eaí, tudo beleza?

Nessa semana resolvi criar mais um conteúdo extremamente útil especialmente para você.

Então vamos lá.


Se você tem um negócio ou até mesmo pretende ter, saiba que não basta abrir um estabelecimento e começar a ganhar dinheiro feito água. Claro que você já sabe ou faz ideia que existem 1001 vertentes que você precisa dar extrema atenção no processo de gerenciamento de qualquer negócio, isso não é novidade.


O interessante é que muita gente esquece do processo de melhoria contínua que precisa ser levado em consideração com extrema atenção. Muitas vezes ficamos presos num looping operacional e esquecemos completamente disso.


Buscar formas de melhorar, inovar e trazer atualizações para o seu produto ou serviço, é algo extremamente necessário para que, não só seu negócio acompanhe a evolução das coisas mas também para que não fique obsoleto e seja engolido pela concorrência do mercado.


Esse é um detalhe crucial que separa os grandes negócios dos pequenos negócios. E por incrível que pareça, infelizmente, grandes empresas super famosas e conhecidas por serem pioneiras em inovação ignoraram esse fato e foram EXTERMINADAS DO MERCADO.


Você jamais acreditaria se alguém te falasse que uma empresa bilionária com capital aberto, inclusa na bolsa de valores, cheia de departamentos (inclusive de inovação de produtos e serviços), pioneira em diversas criações que mudaram completamente seus respectivos mercados e deram um novo curso para a história da humanidade, poderia ter FALIDO por que simplesmente NÃO DANÇOU CONFORME A MÚSICA.


SIM, Aconteceu e não foi só com uma empresa.


Abaixo, vou te falar sobre cases reais de empresas que foram nessa por que não gerenciaram seus processos de melhoria contínua corretamente.


1 • Kodak.


Acredite se quiser, a Kodak, foi TOP OF MIND (clique para saber o que significa) no mercado de câmeras fotográficas e afins por anos consecutivos. Ela trouxe inovações como a câmera digital e mesmo assim teve que abrir falência em 2012. Hoje, a Kodak ainda existe, mas já não é mais uma potência global como antes.



2• Blockbuster.


O extinto modelo de aluguel de filmes, ter que ir numa locadora para poder escolher, locar e chegar em casa ansioso para poder assistir um VHS (fita cassete) com seu filme favorito, hoje ficou para a nostalgia e memória de muita gente que teve a oportunidade de viver esses momentos. A Blockbuster foi a maior locadora de filmes do planeta, valendo bilhões de dólares e presente em muitos lugares no globo. Infelizmente, o advento da internet permitiu que "locássemos" filmes sem sequer sair da frente do computador, literalmente movendo apenas 1 dedo. O modelo de negócios da Netflix terminou por ESMAGAR o sistema tradicional da Blockbuster, soterrando-a na obsolescência.



3• Blackberry.


Também no top of mind, pois quando se tratava de smartphone, só tinha um nome que acendia feito lâmpada na cabeça da galera: Blackberry. Infelizmente por não identificar os gigantes "gaps" (lacunas/problemas) em seus produtos e corrigí-los, foram engolidos por quem corrigiu. A Apple de Steve Jobs inovou removendo o tecladinho difícil de lidar e compreender e colocando uma tela touchscreen muito maior no lugar. Somando com outras inúmeras melhorias que a Blackberry deixou de notar e otimizar e, apesar de ainda existir, acabou sendo engolida como as demais acima descritas.


Esses são alguns exemplos tristes de que todos nós empreendedores estamos sujeitos a deixar de existir se não buscarmos INOVAR e ATUALIZAR nossos negócios, produtos e ou serviços.


Espero que esse post abra sua mente para visualizar a importância que o processo de melhoria contínua tem dentro de um negócio, e que você cresça seu negócio e sua marca e NÃO PARE MAIS.


Sucesso e até a próxima.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page