Fala galera, belê?
Estamos aqui para mais um post e hoje eu vou te falar sobre a nova forma de empreender administrando e fazer negócios no mundo inteiro.
Ainda na década de 40, os sistemas burocráticos da administração dos negócios foram difundidos e estabelecidos para ajudar no controle das empresas ao redor do globo, criando sistemas que facilitassem o entendimento e a gestão das organizações.
Um homem genial chamado Max Weber, que foi sociólogo e economista alemão, conhecido como sendo o pai da burocracia, teorizou e pavimentou os caminhos da introdução dos sistemas burocráticos na administração, através da criação da sua teoria burocrática que visava a racionalidade em prol da eficiência da gestão e na busca por resultados.
Só que o mundo foi mudando e diversos outros gênios surgiram para compor, atualizar, inovar e modificar tudo acerca de negócios.
Hoje, a nova forma de empreender se dá pela desburocratização ou simplificação extrema de todos os processos dentro de uma empresa.
Essa mudança teve início no final dos anos 70 depois que um homem chamado Taiichi Ohno, então diretor da Toyota Motor Company fez uma viagem para Detroit para conhecer as operações da Ford Motor Company e lá descobriu os maravilhosos sistemas de linha de produção que Henry Ford havia desenvolvido para a fabricação dos carros, o Fordismo.
Quando ele voltou para o Japão, teve a ideia de aprimorar o que tinha visto nas fábricas da Ford e começou a desenvolver um sistema enxuto de gestão que é aplicável não só em linhas de produção de carros mas que pode ser adaptado para operar em qualquer âmbito de qualquer empresa que exista na face da terra. Esse sistema, se chama Toyotismo.
Ele foi o propulsor da revolução causada na forma como as empresas são geridas internamente e que inclusive colaborou para o reflexo que isso causou na forma como nossa sociedade moderna vive, pensa e age sobre a necessidade da praticidade para execução de tarefas e a vida "pá-pum" a qual estamos acostumados hoje e que só vem ficando cada vez mais rápida, fácil e ágil.
Contei essa puta história para te explicar que, além de tudo na vida ser algo que tem o potencial de evoluir conforme as necessidades vão surgindo, abrindo portas para as melhorias, o ponto mais importante é a moral da história, que é:
NÃO FICAR INVENTANDO MODA É PRECISO SE VOCÊ QUISER CRESCER EMPREENDENDO NO SEU NEGÓCIO.
Isso significa que o correto é enxutar, desburocratizar, tornar as coisas mais práticas e fáceis de lidar, seja do ponto de vista da forma como você gerencia seu negócio ou da forma como sua empresa se comunica e lida com os clientes ou potenciais clientes, porque eles também não querem pepino para ficar descascando, eles querem a PORRA DA SOLUÇÃO tanto quanto você.
NADA DE FRU FRU.
Vá direto ao ponto porque este será o futuro, aliás, já está sendo, e quem não aprender a dançar essa dança certamente vai abraçar.
Se quer crescer sua empresa foque em uma estrutura simplificada, enxuta, capaz de ser gerenciada sem burocracias ou com o mínimo do mínimo delas e que seja capaz de resolver os problemas das pessoas de forma simples e eficiente, porém eficaz.
Depois dessa aulassa sobre história da administração que te fez aprender uma porrada de coisas, eu duvido que você não será um empreendedor FODASSO ou uma empreendedora FODASSA.
TAMO JUNTO!
Comentarios