Fala Galera, beleza?
Como combinado, estou aqui para te explicar um pouco sobre Teste e Pivotagem.
Se você tem uma ideia para uma empresa e está interessado em por a mão na massa para desenvolver um projeto, você sem dúvida alguma precisa saber o que são essas duas coisas antes de mais nada.
Lembrando que primeiramente deve fazer uma análise de mercado para verificar a viabilidade e as possibilidades dentro do nicho de atuação, como falamos no post anterior - AQUI. Depois de obter bons resultados, mostrando que seu negócio é viável você está apto para passar para as próximas fases, são elas:
Teste → É nada mais, nada menos do que coletar informações do público-alvo para fazer melhorias no produto ou serviço que vai comercializar, verificar viabilidade, desenvolver Upsells, Downsells e Crossells (no próximo post, falaremos um pouco sobre eles), etc... incluindo todas as atividades inerentes a comercialização.
Pivotagem → Depois que o necessário para que você possa começar a vender estiver pronto, você inicia as operações para sentir o mercado de verdade. Isso significa que você irá operar como se tudo já estivesse pronto e seu negócio finalmente tivesse sido inaugurado. Em suma, como nós empreendedores falamos, você irá "consertar seu avião durante o voo".
Bom, agora que você sabe o que são esses dois negócios, vou poder te explicar COMO você pode realizar os testes e dar início na pivotagem.
Para testar, você pode criar um formulário no google forms link aqui → forms , fazendo perguntas específicas sobre seu negócio e o que você vende, para coletar informações de potenciais compradores.
Essa é a hora que você me pergunta: Ah Adamão, mas só que onde eu irei achar meus compradores potenciais?
Aí o Adamão responde...
Oras meu filho, você lembra que você fez uma análise de mercado antes de chegar nesse ponto? Isso significa que você tem um perfil de cliente potencial traçado, que chamamos de PERSONA.
Pois bem, a persona é seu cliente potencial, agora você precisa encontrar pessoas. Pode ser andando na rua com uma prancheta como se fazia antigamente (provavelmente você até já foi abordado dessa forma um dia), ou você pode ser mais moderno e adicionar pessoas no facebook que tenham o perfil da sua persona, procurando-as em comentários de páginas que tratam de assuntos referentes ao seu nicho de atuação por ex.
Entre em contato com essas pessoas e peçam por gentileza para elas responderem seu questionário, e como nada é grátis nesse mundo, você pode dizer que quando for inaugurado, aquela pessoa pode adquirir o serviço ou produto pela metade do preço, ou com um desconto de X% ou ainda, dar de brinde outra coisa, como um vale presente digital ou um mês de assinatura na netflix...
Lembre-se de esclarecer o que é sua empresa, se apresentar devidamente e explicar o por que do questionário e tudo mais, para deixar a coisa menos duvidosa possível e mais transparente que possa ser. Isso é importante nos dias em que vivemos.
Agora você com certeza vai me perguntar: Legal, mas o que devo perguntar no questionário?
Ah é simples... Não faça 40 perguntas para que não fique massante... pode ser algo em torno de 10 perguntas que sejam objetivas e que atendam suas necessidades, por exemplo:
1• O que você acha da utilidade do produto ou serviço X?
2•Você compraria esse produto ou serviço?
3• Você possui algo similar?
4•Quanto você pagaria por algo assim?
5• Você usa com que frequência?
6•Quanto tempo você consome esse produto ou serviço?
7• Você gostaria de uma amostra gratuita?
8• O que você acha de um produto ou serviço que faça A,B,C ? (mostrar diferenças do seu produto ou serviço em comparação com o da concorrência)
9•Você costuma acompanhar empresas e marcas que vendem produtos ou serviços similares a este nas redes sociais?
10• O que acha que esse produto ou serviço poderia ter/fazer para ficar ainda mais completo?
Com perguntas simples como essas, você pode saber muitas coisas sobre seu negócio, inclusive como se posicionar no desenvolvimento do processo de vendas, no marketing, na criação de novos produtos/serviços, nos CrossSells, Upsells e Downsells, e muito mais.
Agora que seu produto/serviço está testado, você pode partir para a próxima fase, que aliás é a fase final antes de poder inaugurar o negócio, essa fase se chama PIVOTAR.
Para pivotar, você deve começar a vender seu produto ou serviço como se já estivesse com o negócio perfeito e prontinho para começar. Na pivotagem, você vai realizar vendas normalmente, com um bloco na mão, deve anotar tudo o que pode melhorar nos processos. Deve fazer isso observando todas as vertentes que compõe seu negócio. Nessa hora, a visão holística de 360º entra em atividade, e você precisa perceber tudo o que é falho e que precisa de ajustes.
O processo de pivotar e ajustar é excelente para te ajudar a melhorar seu negócio como um todo, principalmente na área de vendas, que como já sabemos, é o coração de toda empresa.
Então, espero que esse post ajude vocês no desenvolvimento de seus projetos e que vocês possam crescer muito!
Acompanhem nosso canal no YouTube e compartilhem esse post para alcançarmos ainda mais pessoas que podem se interessar pelo conteúdo.
Muito obrigado e até semana que vem ;D
FUI.
Comentários