Fala meus queridos, como vocês estão?
Espero que ótimos!
Estamos aqui para mais um post hoje e eu vim lhes explicar sobre como você pode fazer para criar novos hábitos e mudar os hábitos que você já possui, de forma rápida e fácil.
Todo mundo tem hábitos, só que nem todos são bons. Aliás, a maioria das pessoas sofrem por terem mais hábitos ruins do que bons.
O bom - e sim, tem um bom nessa história - é que hábitos são mutáveis, e ao contrário do que muita gente possa pensar, não é difícil mudá-los.
Tudo o que você precisa saber é como o nosso cérebro funciona para a assimilação, criação e desenvolvimento de hábitos. Dessa forma você vai poder começar a interferir no processo e não só começar a criar bons hábitos como também mudar aqueles que são ruins para você.
Por exemplo, é sabido que comer comidas gostosas como lanches e pizzas é maravilhoso. Isso porque nosso cérebro percebe a satisfação do sabor desses alimentos (que geralmente são lotados com uma substância que o agrada muito chamada Glutamato Monossódico), e com o passar do tempo se alimentando dessa forma errada, você começa a imputar no seu cérebro que isso é uma rotina.
Porém aliado à uma rotina sempre há uma recompensa, que no caso das comidas gostosas é o sabor dos alimentos.
Daí que nosso cérebro maldoso anota essas informações e cria um hábito a partir da soma da rotina e da recompensa.
É preciso ter um gatilho para que haja a rotina e para que a agradável recompensa chegue no final. Se tirarmos um desses itens NÃO EXISTIRÁ HÁBITO.
É obrigatório que haja a combinação desses itens e é muito importante que a recompensa seja agradável no final.
Por isso, quando tentamos fazer algo saudável na nossa vida, por exemplo treinar ou comer comida saudável DÁ MERDA. Porque a recompensa é ZOADA.
Qual é a recompensa de comer legumes por ex?
Você vai me dizer que é a saúde, mas fisicamente para o nosso cérebro isso não significa nada. Ele quer uma SENSAÇÃO IMEDIATA. E é por isso que o Bacon sempre será melhor que o Brócolis.
O que você precisa fazer é encontrar quais são seus hábitos ruins, entender qual é o gatilho, a rotina e a recompensa e então mudar um por um.
Estudiosos do meio dizem que precisamos de cerca de 21 dias repetindo uma tarefa para que nosso cérebro identifique o padrão e crie o hábito devidamente.
Você precisará de esforço para se segurar quando o gatilho for acionado porque isso quebrará o ciclo.
Na outra ponta do raciocínio também há outro esforço que é pensar na recompensa substituta quando estiver mudando o hábito.
Por exemplo, se você enche o rabo de pizza e hamburguer, sabemos que a recompensa é o sabor, então qual seria uma recompensa que você poderia criar para poder mudar hamburguer e pizza para legumes e vegetais?
Talvez um checklist de missão cumprida faça o papel - que precisa ser físico toda vez se não NÃO IRÁ FUNCIONAR - e te ajude a mudar o hábito ruim de comer mal.
Faça testes.
Agora que você compreende como seu cérebro está funcionando para te sabotar, você pode ser 50x mais maquiavélico do que ele e usá-lo para entrar no eixo.
Espero que tenha gostado desse post e se sim, compartilhe-o para atingirmos mais pessoas que deveriam conhecer dessa arte.
TAMO JUNTO.
Commentaires