top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Bate Papo Sobre Empreendedorismo

Fala galera, beleza?

Domingão e estamos aqui para falar um pouco sobre empreendedorismo. Vamos sair e dar uma espairecida depois de tanto falarmos de coisas técnicas...


Muitas pessoas me dizem: Pô Adamão, eu tenho uma ideia pra um negócio e ela é assim, assado e tal, o que você acha?


A questão é que quase sempre a ideia é genial e parece muito promissora na teoria. A discrepância entre uma ideia ser uma maravilha na teoria, mas muitas vezes nem tanto na prática se dá por que somos seres altamente emotivos. O ser humano funciona com base nas emoções e isso pode ser um baita problema na hora de empreender.


Nós podemos rapidamente concluir que devemos trabalhar em nossa mente, ou seja, formular o famoso "mindset empreendedor" para que possamos ter os pés no chão e reduzir as margens de erro na hora de colocarmos nossos projetos em prática.


Gosto que as pessoas peçam minha opinião e até me sinto aliviado porque enquanto empreendedor e gestor eu odeio ver desperdício e pessoas picando dinheiro com barcos furados. Paguei bem caro para aprender a ter esse "feeling", como posso dizer... essa NOÇÃO AGUÇADA do que funciona ou não funciona só de ouvir falar.


O bom é que você não precisa pagar caro e também pode se desenvolver para ter esse feeling aguçado.


Basta ler mais, estudar casos reais de empreendedores de sucesso, procurar manter a curiosidade em nível elevado dentro de si e procurar melhorar enquanto ser humano nos diversos aspectos da existência.


Resumidamente: Procure ser FODA. Queira ser alguém FODA ! hahaha


Claro que devemos considerar fortemente que todas as teorias que você aprender são completamente diferentes da prática.


E aí entramos em um outro assunto, que eu chamo de

VOCÊ NÃO PRECISA SER UMA PESSOA FORMADA EM ABSOLUTAMENTE NADA PARA EMPREENDER.


Empreender é algo fora da curva, é algo que não se trata em faculdade e cursos. Não há receita de bolo para empreender e por isso, cursos e livros e etc que digam que vão te tornar um empreendedor NÃO FUNCIONAM. Não é como uma faculdade de administração ou medicina, que você aprende detalhadinho como gerenciar a equipe e o caixa usando a b c ou operar uma perna fazendo um mortal triplo carpado com o bisturi.


Simplesmente você precisa TER TESÃO. Você precisa se desenvolver e não é difícil. Aliás, se você quer saber se é um empreendedor nato e se pode desenvolver mais isso em si, entre outras informações extremamente importantes na sua jornada empreendedora, faça o favor a si mesmo e leia isso aqui → Clique


Pronto, agora você se encontrou né? hahaha Então, continuemos...


Tanto é verdade essa coisa de que empreender é algo fora da curva, que nem mesmo há necessidade de você sequer ter tido contato com aquilo que pensou ser uma baita ideia genial para um projeto.


Conheço inúmeras pessoas que empreendem ao meu redor e uma boa parte começou a empreender sem nem saber. Claro que o tempo te faz pegar a coisa mas é disso que se trata empreender, é como eu falo incansavelmente: Consertando o avião durante o voo.


E é por isso que empreender é arriscado e muita gente tem medo. É por isso que a cada 100 pessoas 1 só empreende.


Um case rápido para ilustrarmos bem o que quero dizer é o case do pai de todos Steve Jobs. Acredite ou não, o Steve não colocava a mão na massa para criar nada. Ele apenas tinha as ideias, e as viabilizava por intermédio de pessoas capacitadas para torná-las realidade (engenheiros, programadores e etc...).


Empreender se trata de tudo isso que citei até agora.


Empreender também é ver o mundo com olhares diferentes. É não se encaixar no padrão que a sociedade impõe para as pessoas como sendo o certo. É não usar cabresto, questionar tudo a nossa volta e ter a curiosidade de entender como o mundo funciona em seus mínimos detalhes.


Empreender é além, é querer criar algo realmente grande, que lhe traga um propósito para estar passando aqui nessa terra. Empreender é querer ajudar a humanidade a ir além, é melhorar, otimizar e se superar.


Não se trata de dinheiro, fama e poder. Essas coisas são pequenas demais perto, são meras consequências da grande quantidade de resultados que obtemos a cada dia vendo nossas ideias saindo do papel e virando realidade.


Cada noite sem dormir, fritando o cérebro atrás de uma ideia que realmente possa ser significante para as pessoas.


Isso é empreender.


Espero que esse conteúdo tenha lhes ajudado a ver de forma mais ampla e mais profunda esse tema tão abordado na atualidade.


Nos vemos semana que vem.

Fique de olho

Fui.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page