top of page
Foto do escritorAdami Mielli

Antes Feito do Que Perfeito

Fala galera, beleza? Estamos aqui para mais um post bacana supimpasuavetranquilão, e hoje nós vamos falar sobre a perfeição que leva ao fracasso certo.

Geralmente, nós empreendedores, quando resolvemos empreender, tendemos a querer deixar tudo perfeito para podemos começar de fato a executar nossos negócios.

Essa busca incansável pela perfeição se dá por conta de diversos fatores como:

• Vergonha de lançar algo faltando pedaço ou mal feito

• Incerteza se o público irá gostar ou não

• Medo de não dar certo

• Puro perfeccionismo

Esses e outros motivos podem até ser lindos e maravilhosos, super justos e condizentes com a realidade, porém podem ser uma grande pedrona do tamanho de um asteroide no seu caminho. Isso porque você está sabotando seu negócio de iniciar as operações, coisa que pode acarretar na perda de diversos recursos preciosos pra cacete como por ex: TEMPO E DINHEIRO.

Faça um favor a si mesmo(a), e comece a perceber que você não precisa ter tudo lindo, mas apenas funcionando como deve para conseguir "startar" o negócio e começar a fazer as primeiras vendas, que são super importantes para validar o modelo de negócio, gerar recurso financeiro para investimentos e para poder aprimorar o que precisa ser aprimorado.

Além disso, se você fica adiando o lançamento do seu negócio, produto ou serviço por querer tudo lindo e maravilhoso logo de cara, você fica suscetível a ser engolido por empresas concorrentes ou até mesmo empresas novas, que podem vir a ter a mesma ideia que você; só que com poder pra começar a fazer o que você idealizou antes de você, e que, por terem mais recursos pra investir, seguem executando um plano de negócios com metas, prazos e objetivos - coisa que vai te ferrar feio - principalmente se seu negócio for um "first mover" (pioneiro) de mercado.

Sei que para começar um negócio é necessário bem mais que só a ideia. Por isso é preciso criar um business plan com metas e objetivos datados, estabelecendo com clareza a data de lançamento e início das vendas, adotando um modelo escalável no velho estilo das "startups" para poder ter sucesso.

Trabalhe na construção de um MVP - minimal viable product (mínimo produto viável), para não ficar perdendo tempo. Pra isso, entenda com clareza e estabeleça O QUE É SEU NEGÓCIO COMPLETO e depois FRACIONE-O em ETAPAS MENORES - QUE SEJAM VENDÁVEIS E FUNCIONAIS - para não ter que ficar esperando tudo estar perfeito pra só então, finalmente cair matando nas vendas.

"NÃO ENTENDI ADAMÃO"

Então tó esse exemplóla:

Supomos que você queira criar um carro elétrico. Você deve pensar no óbvio, que seria fundamentado nas seguintes etapas:



Porém, esse seria o jeito errado de criar o MVP. Isso porque só vender a roda na primeira etapa (depois chassi cru, etc...) não seria aceitável para o início das operações, já que se trata de uma empresa que fará carros elétricos e certamente peças soltas não têm nada a ver.

Então, o modelo correto seria fundamentado da seguinte forma:

Veja a diferença. Todas as etapas são vendáveis, utilizáveis pelo consumidor e estão seguindo um acordo com o propósito macro do negócio que é GERAR UM MEIO DE LOCOMOÇÃO.

Dessa forma você tem potencial para vender muito mais cedo do que imagina e levantar os recursos que falamos para validar o negócio e viabilizar a empresa até atingir o propósito macro.

Fragmentar com um MVP te ajudará muito a não sofrer com essa questão de adiamentos por imperfeição e todos os medos inerentes a isso.

Fala sério, o cara que inventou isso merece um beijo na bunda.

hahahaha

Então, pense no seu negócio e estude como pode fazer para criar seu MVP da forma certa. Crie um business plan e estabeleça metas, objetivos e prazos firmes para não entrar numa de sabotar seu próprio negócio.

Taca-lhe pau nesse carrinho, Marcos. hahahaha


Nos vemos amanhã as 20hs no YouTomblers

Fique de olho.

Abraço


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page