top of page
Foto do escritorAdami Mielli

AHH, Então Você Quer Ser um(a) Empreendedor(a) ?

Fala galera, beleza? Estou aqui para mais um post e hoje o assunto será muito bacana.

Vamos falar sobre como ser um empreendedor.

Então bora lá ↓

Muitas pessoas sonham em empreender, ter seu próprio negócio, e é justamente nesse ponto que elas começam pensar em como irão fazer isso, então as ideias finalmente vão surgindo aos poucos.

Algumas vezes você está em algum lugar, dando um rolê e de repente é atingido por uma ideia que surgiu do nada ou por conta de algo que você viu/entrou em contato. Outras vezes você até sonha com uma ideia pra um negócio que parece ser muito genial, e promissora, e é aí, em momentos como esses que as coisas começam a acontecer (ou deveriam começar).

Você conversa com amigos e parentes para obter o desejado feedback positivo ou palavras de motivação do tipo:


• Vamos nessa

• Vai dar certo

• Vai que vai

• Apoio você

• Nossa que foda

• Isso vai dar muito certo


Porém, não é bem isso que costumeiramente acontece. Pelo contrário, as palavras acabam sendo o oposto.




É bem aí, nesse primeiro contato da sua ideia com o mundo externo, quando você nem sequer idealizou nada, onde nada nem foi criado ainda, validado, ou sequer colocado no papel, que você terá de passar pela primeira provação da sua jornada empreendedora.

Nesse ponto específico, logo no primeiro ponto, é justamente o ponto onde a maioria das pessoas largam mão e voltam a seguir suas vidas com o que estavam fazendo antes, acabam enterrando os sonhos e projetos e param de visualizar possibilidades de formas diferentes.


Isso acontece porque o feedback externo positivo, para nós humanos, é muito necessário e levado em consideração para que possamos depositar credibilidade em nossas próprias atitudes, ideias e pensamentos.


Parece que não, mas meu querido, minha querida, este é um ponto crucial, e você precisa ter uma atitude forte para seguir persistindo, independentemente das circunstâncias, independentemente do que terá recebido como feedback.


Empreender não requer somente a vontade, requer muito evidentemente a AÇÃO, que por sua vez requer que você adote um mindset (forma de pensar), diferente, que seja coerente com o ato de empreender; de ser um empreendedor. Do contrário você será um fake, um empreendedor de palco, um coitado digno de pena.


Para realmente ser um empreendedor de verdade, você precisa se manter motivado. Precisa aprender a se auto-motivar, começando por buscar encontrar pessoas que chegaram onde você quer chegar. Só assim, encontrando mais dos seus, você poderá pedir conselhos, observar o comportamento (mesmo que a distância) e então começar a trabalhar seu mindset de acordo. Afinal, se você passou a sua vida toda se baseando no mindset de pessoas que não são de sucesso que estão ao seu redor, já deve ter percebido que não dá muito certo né ? Portanto, comece a seguir o mindset de grandes empreendedores, eles têm a resposta.


Nesse momento você passará a cortar pessoas negativas e pessoas fracassadas da sua vida, do seu circulo de amizades e convívio e isso ocorrerá naturalmente, porque essas pessoas não mais se encaixarão e não mais estarão acompanhando sua nova mentalidade de sucesso, trazendo discussões e brigas inúteis toda santa vez que você se propor a tentar explicar o porque das coisas.

No longo prazo absorvendo conteúdo de empreendedores de sucesso, você começará a se tornar como uma ilha que nenhuma enchente pode inundar (como diria Confúcio).


Isso significa que nada te abalará ou te tirará do seu foco. Isso significa que você estará apto para passar para o PRÓXIMO NÍVEL, que é o nível da aquisição de conhecimento técnico sobre empreendedorismo.


Dai em diante, você não mais necessitará de estar o tempo todo se motivando, pois o mindset de sucesso criou raízes em você, se solidificou, cresceu como uma árvore que surge a partir da semente. Nesse ponto, você não terá quedas na motivação e já terá certeza do caminho que estará trilhando ou estará para trilhar.

A necessidade de aquisição de conhecimentos é super importante pois preparará suas capacidades técnicas para se tornar um empreendedor(a) de fato. Afinal, de nada adianta estar motivado(a) se você não sabe fazer porra nenhuma com essa motivação não é mesmo ?

Capacitar-se em administração, marketing, vendas, gestão financeira, de pessoas, etc, irá te ajudar a chegar onde você quer. Ignorar isso é tentar pular etapas, puladores de etapas podem até "ganhar uma grana", mas não passarão de meros empresáriolas. Afinal, QUALQUER IMBECIL PODE TER UM CNPJ, mas o negócio é elevar o negócio às alturas.

SEM CAPACITAÇÃO NÃO ROLA.

Mas não me refiro à faculdade, cursos e afins não... NÃO NECESSARIAMENTE

Você pode fazer como eu fiz e faço até hoje. Buscar conhecimento constantemente de diversas formas.

Ser um autodidata (alguém que ensina a si mesmo, sendo seu próprio mestre).

Hoje temos a facilidade (por sorte), de termos contato com plataformas poderosíssimas de distribuição de conhecimento, e o mais legal é que elas são GRÁTIS! FREE! 0$! NA FAIXA FIOTE!

• Google • Facebook • YouTube • Instagram • Blogs • Twitter



O quê? Vc achou que eram só pra ver memes do Ronaldinho Gaúcho bruxo, fofocar, postar bosta, etc?

Como diria o Faustão: ERROU.



Tutorial de como não ser um mané nas redes sociais, adquirir conteúdo útil para ser um empreendedor foda e se manter atualizado com o que tá ocorrendo no mundo:

Seguir as pessoas e contas certas vai te ajudar bastante, como por ex:

• Revista Exame • BBC • Guia Invest • Forbes • Geração de Valor • Eu (adamao1, se não seguir tá moscando, muito conteúdo de primeira) • Thiago Nigro • Tallis Gomes • Marcio Marçal • Erico Rocha • Tio Huli • Suno


E por aí vai..


Então espero que essas dicas te ajudem a abrir o olho e se tornar um empreendedor, ou melhor DESPERTAR O EMPREENDEDOR que habita em você.


Nos vemos na semana que vem

FUUUUUI

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page